A Raça

Aussies Brancos e Padrões Brancos

Provavelmente o branco é a cor mais problemática (na verdade, a falta de pigmentação). Não é a pelagem branca em si que não seja saudável. Brancos além das áreas padronizadas representam um aviso de que pode haver problemas de saúde relacionados à ausência de pigmentação ou gene merle homozigótico. Aussies brancos ou excessivamente brancos podem ser produzidos por mecanismos atuando sozinhos ou em combinação. Há considerável sobreposição visual entre merles homozigóticos e padrões brancos. Nem sempre é possível ter certeza quanto à configuração do cão sem testes. Genericamente, merles homozigóticos apresentam áreas com o merling desbotado e muito branco, mas em famílias tipicamente escuras, onde há poucas marcas brancas, devem nascer crias escuras com poucos excessos de branco. Dentre os defeitos comumente associados ao excesso de branco estão a surdez (total ou parcial em um ou ambos ouvidos) e problemas visuais e defeitos nos olhos, de leves a severos. Há diversas causas para o branco, mas as duas mais comuns são padrão branco recessivo e o cruzamento de dois merles, que produz merles homozigóticos.

Albinismo

Animais realmente albinos têm ausência de pigmentação na pelagem, pele e olhos. Os olhos apresentam coloração rosada e são muito sensíveis à luz, por perderem a proteção normal da íris pigmentada. Albinismo em cães é bastante raro, e não é causa significativa de branco em Aussies.

Branco Chinchila (c^ch)

Este gene reduz a pigmentação até próximo ao branco e acha-se que seja o gene responsável pela existência do Pastor alemão branco com olhos escuros. Não há registro de sua ocorrência em Aussies. A maioria ou todos os Aussies puros possuem “C” neste Lócus.

Modificadores de Redução

Os modificadores de redução atuam removendo pigmentação. Dedos brancos em Labradores e Dobermanns geralmente resultam de modificadores de redução atuando em animais monocromáticos, fazendo-os perder genes de marcações brancas. Caso um padrão de marcas brancas esteja presente, como o padrão de marcas irlandesas da maioria dos Collies, quaisquer modificadores de redução presentes enfatizarão este efeito e podem ser responsáveis por colares e marcas excedendo seus limites.

Esta é Nikki, uma Aussie muito ágil com doze anos (foto de Lisa of Aerodahlin). Ela é um daqueles casos que coçamos a cabeça para estimar o quê ela seja, baseados apenas na observação. Ela apresenta distribuição de branco tanto de merle homozigótico como padrão extremo de branco. Seu merling é muito escuro, sem tendência ao clareamento. Sua audição e visão são normais, provavelmente graças à pigmentação na área dos olhos e orelhas. Sua denominação é ambígua. É necessário avaliar os pais. Mas, já que este grau de malhado é muito raro em Aussies, a probabilidade seria dela ser merle homozigótica minimamente afetada.


Jackson é um cão adotado. Ele apresenta um belo padrão merling vermelho e sua cor de fundo é do tipo açúcar/canela. Seus olhos apresentam estriações espetaculares, mostradas na seçãocores dos olhos. Seus pontos de tan são bastante escuros e sua cabeça não tem mais que a porção normal de branco. O seu colar excede aproximadamente 10cm além da posição normal e o branco em suas pernas traseiras estende-se até o joelho. O branco das pernas dianteiras sobe até seu colar excessivo. Jackson é um merle heterozigótico com o padrão irlandês exagerado pelo efeito dos modificadores de redução que reduzem pigmentação extra. Ele poderia ser inapropriadamente denominado Padrão Branco, já que não mostra evidências de gene malhado. Ele apresenta branco suficiente para desqualificá-lo em provas de Conformação, apesar de ter pigmentação onde mais conta – ao redor dos olhos e de ambas orelhas.


Este garotão bonito é outro exemplar de modificadores de redução realmente entusiásticos e possivelmente também gene malhado (explicado abaixo). Ele exibe o padrão irlandês normal, mas vemos até onde se estende seu colar branco! Um pinto (padrão branco) deve ter menos branco que ele, mas estaria localizado em pontos irregulares, não como parte de um padrão irlandês claramente definido. Ele deve estar a apenas um passo da cabeça branca. O genótipo de Piebald é s^p.

Os brancos de cabeça colorida existem entre os Aussies, como entre os Collies e os Shelties? Este é Elmo, um Aussie adotado. Ele Possivelmente é um branco de cabeça colorida. A pigmentação é centrada e simétrica em sua cabeça e as manchas em sua pelagem são realmente bem modestas. Ele também apresenta “ticking” (Marcas em “V”) pelo corpo, pernas e focinho. Sendo as cores de seus pais desconhecidas, somente podemos especular. Se sua cabeça fosse preto tri em vez de azul merle, torná-lo-ia um caso ainda mais concreto de branco com cabeça colorida. Este é um caso no qual um cruzamento experimental com um não-merle seria esclarecedor


Este filhote é um Padrão Branco? Tecnicamente, sim. Ele apresenta uma pequena mancha branca nas costas, acima dos quadris e outra menor quase entre os ombros. Mas é comum filhotes nascidos com marcas brancas assim, tão pequenas, perdê-las completamente durante seu primeiro ano de vida. Um comprador potencial precisaria ser informado disso, porque para poder produzir filhotes com marcas brancas somente nas áreas prescritas teria que escolher parceiros sem marcas brancas. Ele também é mencionado na seção “decisões difíceis”.




Entre em contato