Os vermelhos merle apresentam todas as mesmas variações que os azuis merle, e alguns têm coloração surpreendentemente clara. Ainda não há termologia genericamente aceita para o merling vermelho. Ele pode variar de um champanhe claro à mistura açúcar e canela, ou até um vermelho mais claro. Alguns são vermelho siena quente, enquanto outros são um âmbar queimado, mais frio, ou vermelho-fígado. A cobertura merle pode variar da quase total até o críptico, exatamente como ocorre nos azuis.

Cappuccino, de Dave & Chris Adams, é uma bela vermelha com merling prateado, pontos de tan e ornamentos brancos. Sua porção de merling é considerável, suas manchas fígado são pequenas e bem distribuídas. Sua padronagem irlandesa de manchas é bem representada em seu colar, pés e riscos. Seu genótipo provável é (a^t a^t bb Mm s^i ?).

Crocker’s Jack of All Trades, “Jack”, de Heidi Mobley, apresenta um tom bem mais claro de vermelho, quase canela. Ele tem pontos de tan e expressão do padrão irlandês de manchas. Suas áreas merle são mais champanhe para vermelho claro. Note a lateral de seu pescoço, em particular: O merle bem suave é distinto do branco de seu peito e frente do pescoço. Ainda assim, à primeira vista, parece que seu colar envolve todo seu pescoço. Note também que seus pontos de tan são mais escuros que o merle. Os pontos de tan podem variar do areia claro até o cobre profundo; o seu está no lado mais escuro da escala. Seu genótipo provável é (a^t ? bb Mm s^i?).

Mattie, uma sortuda adotada quase merle total. Seus únicos brancos visíveis são uma pequena área em seu peito e no pé dianteiro direito. Ela não apresenta pontos de tan, portanto deve ser denominada vermelho merle e branco. Vermelhos merle podem escurecer com a maturidade, assim como os azuis merle, e isso provavelmente ocorrerá com ela. Seu genótipo provável é (A? bb Mm S?).

Dezi é uma surpreendente vermelho escuro merle, pertencente a Debbie Collins, de Krossfire. A coloração de seu corpo é num tom muito mais frio do vermelho, uma espécie de terra queimado. Provavelmente há vários modificadores atuando no gene vermelho para produzir tonalidades mais quentes e mais frias. Note o tom muito mais quente em seus pontos de tan, se comparados à cor de seu corpo. Parte de sua beleza única é a justaposição de tons quentes e frios. Os pontos de tan não são afetados pelo gene merle, e os seus são mais escuros que suas áreas merle. Seu genótipo provável é (a^t ? bb Mm s^i ?).

Pincie Creeks Aggie’s Magic, CD, “Aggie”, de Ronnie Bates e Wayne Kirby. Aggie é uma vermelha merle total. Ela não apresenta pontos de tan e nem brancos, nem mesmo nos dedos. Ela é totalmente merle, ponta-a-ponta. Seu genótipo provável é (A? bb Mm S?).