A origem exata do Australian Shepherds é desconhecida.  Entretanto, aceita-se geralmente que tenha evoluído de cães pastores, importados para o Oeste dos Estados Unidos pelos pastores bascos da região dos  Pirineus, na Espanha.  A herança do Aussie inclui uma variedade de raças diferentes e bons cães de rancho, mas o que quer que tenha em sua árvore genealógica, ele é uma raça maravilhosa – pergunte a qualquer proprietário de Aussie!!  Entretanto, originalmente, ela não é uma raça para todos.  Na casa certa, sob as circunstâncias corretas, o aussie pode ser a experiência mais maravilhosa que você terá de um cão.  Mas o Aussie errado, no lar errado, com os proprietários errados, pode ser um desastre.  Se você quiser ser proprietário de um Aussie, pesquise, por favor, a raça, completamente e com cuidado antes de adquirir um.  Nós gostaríamos de dizer o seguinte:

Infelizmente, existem dois tipos de Aussies dentro da raça, e os dois são muito diferentes na aparência e freqüentemente no temperamento. Existe o Aussie “show”,  que no geral é muito maior, tem mais osso e mais pelagem, seu temperamento é muito mais maduro do que o tipo funcional ou de trabalho. Este assemelha-se mais ao Australian Shepherds que foi encontrado em fazendas  e ranchos, antes que os de conformação se tornassem populares e companheiros. Se você não é familiar a esses tipos diferentes, o melhor a fazer é ir a um evento de alguma associação, onde você poderá ver ambos os tipos, competindo em conformação, obediência e em agility. Escolha, aí um criador que produza o tipo que você goste.

Nossa raça experimentou um aumento de popularidade, há poucos anos.  Quando a popularidade aumenta,  o número de pessoas que produzem Aussies somente para o divertimento deles ou para tentar fazer alguns dólares, também aumenta. Estas pessoas não têm o menor interesse em nossa raça (nem em seus novos clientes) e são freqüentemente ignorantes sobre os problemas genéticos e de saúde que os Aussies podem ter. Se você planeja adquirir um aussie, compre somente de um criador respeitável que conheça a raça completamente e não hesite em discutir os prós e os contras.  Esteja certo que uma garantia escrita será dada, informando as qualidades do filhotes que vc irá adquirir. Não se ofenda, se o criador o questionar sobre seu estilo de vida, situação, objetivos para o filhote, etc..  Um criador genuinamente bom tem conhecimento sobre seus cães e quer estar certo que, assim como o proprietário novo, o cão tb será feliz. Entreviste diversos criadores e encontre um que você se sinta atraído pelo tipo de Aussie que ele produz, o tipo que você está procurando. Esteja ciente sobre o que você espera do cão que vai adquirir e pergunte se o criador pensa que seu cão se equipara com suas expectativas.  Respeite o criador que diz que um aussie não é o cão certo para você, ou que seus Aussies não cabem em sua necessidade particular.  Você e o criador terão provavelmente um relacionamento longo, assim que decidirem o que é certo!! 

O Australian Shepherds foi desenvolvido como uma raça de rebanho. A maioria dos pastores australianos exibirão traços de arrebanhar, inclusive algum beliscar dos calcanhares, tentativas de agrupar alguns objetos (e pessoas) e um desejo para o movimento. Algumas pessoas acham esse comportamento desagradável.

O Australian Shepherds é normalmente protetor de seu território e família. Como protetor se torna determinado por seu território.

O Australian Shepherds é normalmente um cão de grande energia e é muito inteligente. Requer exercícios regulares e adequados. Se forem deixados sozinhos, sem atenção e exercícios, ele se torna frustrado e  procura se divertir de maneira que você não gostará – como latindo furiosamente, escavando, sendo auto destrutivo, etc..  Em nossa opinião os apartamentos e os condomínios não são boas residências para Aussies,  embora alguns residam lá completamente felizes.  Os lares da cidade podem ser aceitáveis se uma grande área de exercício cercada estiver disponível, e se a família incluir o cão em suas atividades, de modo que ele receba a atenção adequada.

Sua elevada inteligência em arrebanhar faz do  Aussies um desafio ao novo proprietário do animal de estimação.  O treinamento básico de obediência deve ser feito. São normalmente muito ansiosos em satisfazer seu proprietário, mas podem ser muito forte – se quiserem, tentando dominar o dono.

Embora alguns Australian Shepherds tenham pelos moderados, trata-se de um cão de pêlo longo e duplo. A queda é normal, especialmente cerca de duas vezes por ano. Matrizes também perderão pelo após seu cio ou após o desmame. Aussies mantidos dentro de casa, na maioria das vezes, não tem experiência em períodos certos do ano, mas vão perder pelo, em certa medida, durante todo o ano. Escovação regular será necessária para remover os pelos soltos (mortos) e impedir o embaraço

Os Australian Shepherdss são normalmente bons com crianças.  O enérgico, divertido e amoroso Aussie é frequentemente bem adaptado ‘a atividade dos jovens..  Entretanto, as crianças muito novas não devem ser permitidas a conter ou molestar um aussie, como este pode ter um efeito adverso ao longo de seu relacionamento. 

Embora o aussie seja considerado uma raça “saudável”, ele tem seus problemas de saúde.  Todo o criador que disser que nunca teve quaisquer problemas genetico com seus cães não produziu muito, ou não verificam as ninhadas para ver se houveram desordens genéticas, nem estão sendo verdadeiros com você. Os cães não são fisicamente perfeitos (nem os seres humanos o são!) e não é um crime produzir um cão com um defeito.  O crime ocorre quando o criador o esconde, o nega, e não é verdadeiro, quando inquirido sobre ele. As doenças mais comuns são a displasia coxo femural, doenças genéticas de olhos (Catarata, “Olho de Collie”. Atrofia Progressiva da Retina, Deslocamento de retina, Coloboma, “Small eye”), Epilepsia, Doenças Auto imunes e Alergias. De todas essas as mais prevalentes são a displasia coxo femural e as doenças genéticas de olhos.

Se você nunca possuiu um aussie, é imperativo que você compreenda seu temperamento e tendências antes de adquiri-lo. 

Temperamento – de acordo com o padrão da raça o Australian Shepherds é “… um cão de trabalho, inteligente, com um forte instinto de pastoreio e guarda. Companheiro leal, tem  garra  para  trabalhar  o  dia  inteiro.  Com  uma  disposição  equilibrada,  ele  é naturalmente bom, raramente briguento. Pode ser um pouco reservado num encontro inicial.

… os instintos fortes agrupar-se são interpretados às vezes como o agressivos Quando beliscar, deve ser impedido, os proprietários futuros  devem estar cientes do comportamento que é original de arrebanmhar, agrupar, da raça. Aussies torna-se normalmente protetor de seus território e família, particularmente com as crianças da família. Alguns são mais protetores do que outros. São geralmente, cães de guarda excelentes. Você deve estar ciente da tendência do guardião e compreender que as precauções normais devem ser feitas ao introduzir um desconhecido ao território de um Aussie. Também, se houver crianças, ele poderá exibir sua natureza protetora quando “suas” crianças brincam com outras crianças.

“Reservado com desconhecido”, em nossa interpretação do padrão da raça, significa que o aussie não cumprimenta normalmente uma pessoa estranha com um sorriso e a cauda sacudindo, implorando para ser acariciado.  Geralmente são muito afeiçoados a seu dono e família, com isso o Aussie pode não desejar a afeição de outras pessoas.

É muito importante que um Australian Shepherds esteja socializado corretamente, começando em uma idade adiantada. As classes do obediencia e/ou de conformação são maneiras excelentes socializar seu cão.

Além da leitura do material listado abaixo, nós achamos útil que visite por favor o Web site do Clube do Australian Shepherd da América para aprender mais sobre nossa raça. Recorde que é muito importante PESQUISAR antes que você compre!!

Leitura Sugerida:

  • All About Aussies by Jeanne Joy Hartnagle-Taylor – completa e simplesmente, a “Bíblia” sobre shepherds australian.  Leitura requerida para todos os proprietários de Aussie atuais e futuros.  Contem tudo que você poderia possivelmente necessitar saber. 

  • “Aussie Times” – do clube australian do shepherd de América.  Livre com sociedade.

  • Judging the Australian Shepherd – disponível do autor, Sandy Cornwell.

  • The Structure and Movement of the Australian Shepherd – disponível do autor, Victoria Mistrett