A face dividida não é um padrão de cor separado, mas uma variação da distribuição da pigmentação vista nos merles e às vezes nos monocromáticos com “blazing” (manchas brancas). A coloração divide-se sobre a linha mediana do crânio com branco para um lado e cor para o outro, ou merle num lado e não-merle no outro. Esta herança é desconhecida. Pode simplesmente ser um aspecto do desenvolvimento fetal em vez de um padrão controlado geneticamente. Não há testes de linhagem conhecidos para determinar a hereditariedade ou não deste traço.

Aqui estão mãe e filha Aussies apresentando faces divididas, foto de Claire Gustafson. Capricorn’s Pajama Party, “Jammie”, à esquerda, e sua mãe, Capricorn’s Blue Storm Brewing, “Zoe”, à direita. Apesar de Jammie ser uma vermelha merle e Zoe uma azul merle, suas divisões são incrivelmente similares. Não se sabe se a tendência à divisão de pigmentação é hereditária ou não, mas certamente é possível.

“Moe” é uma Linda vermelha merle e branca, pertencente a Dave e Audrey King. Moe apresenta uma linha divisória do crânio até o nariz. O blaze imediatamente acima de seu nariz indefine um pouco a divisão nesta área.

Esta é “Spur”. Spur é uma azul merle com pontos tan e branco, mas foi o preto e branco que formou sua divisão facial. Spur apresenta uma conformação interessante, pois o branco espalha-se por seu focinho num blaze regular, então a linha divisória aparece somente até o stop. O efeito é dramático e a torna uma menina muito chamativa. A foto é cortesia de sua proprietária, Melanie Magamoll.

Esta é “Marge”, uma azul merle e branca, pertencente a Suzanne Olsen. Ela apresenta uma bela linha divisória entre preto e azul merle, do topo de sua cabeça a te o nariz.

Este é Jake, sua foto é cortesia de “A.J.”. Jake apresenta uma divisão facial dupla muito chamativa e incomum. Seu padrão divisório é uma linha ao meio da cabeça, como em outras faces divididas, mas há outra divisão horizontal no eixo entre seus olhos. Na testa ele apresenta merle à direita e preto à esquerda. Da altura dos olhos para baixo há uma inversão, ficando o merle à esquerda e o preto à direita de sua face. Esta divisão dupla reversa é realmente incomum e seu visual é muito interessante!

O merling às vezes gera divisões diferentes. Estes dois filhotes foram criados por Lindsey Porter. São parentes próximos, apesar de não serem irmãos. À esquerda está a filhote Chocolate Chip, uma fêmea vermelha merle. À direita um filhote macho azul merle, sem nome até o momento da foto. Ambos apresentam suas áreas merle e não-merle marcadamente divididas. Em ambos os casos a metade frontal do corpo é merlada e a metade traseira é sólida ou quase sólida. Normalmente o merling é assimétrico e pode ser completamente diferente de um para outro lado do corpo. Estes filhotes apresentam a mesma divisão frontal/traseira completa em ambos lados de seus corpos. O fato destes filhotes serem parentes próximos sugere haver um grau de hereditariedade neste padrão ímpar. Será muito interessante acompanhar se esta linhagem continuará produzindo filhotes com essa divisão.