A maioria dos Aussies são EE no Lócus E, mas há uma variação que ocorre em várias linhagens das criações. O alelo E^m produz uma máscara da mesma cor do corpo, em seu focinho. Se o cão apresentar pontos de tan, o bronzeado do focinho é deslocado pela máscara. Em cães com cópia do gene preto B, a máscara é preta. Se forem azuis merle, a máscara também é azul merle. Cães homozigóticos para vermelho (bb) têm máscara vermelha, e vermelhos merle têm máscara vermelho merle. Esta máscara não é especificamente mencionada na Padronização, mas não é incomum, nem nas exposições nem nas fazendas.

Ambos pretos tricolores acima têm cor e marcação comparáveis. Shasta, à esquerda, apresenta o Lócus E de mascaramento, e Hiccup, à direita, não. Note como a máscara preta de Shasta desloca seus pontos de tan. Logicamente o efeito é parcialmente obscurecido pelo branco em seu focinho, mas ainda mostra máscara o suficiente para identificá-la. O alelo E^m, que produz a máscara, é recessivo ao alelo E mais comum. O genótipo de Shasta relativo ao Lócus E é (E E^m) ou (E^m E^m). Hiccup deve ser (EE).

Slydrock’s Gersey Girl, “Gersey Girl”, com sete semanas, de Elicia Calhoun. Ela mostra uma bela máscara preta, sem obscurecimento por branco. Seu genótipo relativo ao Lócus E deve ser (E E^m) ou (E^m E^m).

Este é Blowski, um preto tricolor, enviado por Tina Hartley. Sua máscara preta é bem extensiva, como a de um Malinois belga. Ela até encobriu os “pontos pastor” acima dos olhos. O que parecem pontos mais claros acima de seus olhos, na verdade são áreas de menor pelagem de onde emergem suas vibrissas. O tan em suas bochechas e ombros é rico e escuro, e bem perceptível.

Esta é Cocoa (Chocolate/Cacau), belíssima vermelha tri com mínimo branco. Por seu corpo ser vermelho, sua máscara é vermelha também. No seu caso os pontos de tan contrastam com a cor do corpo, assim é fácil perceber onde o tan de sua face desaparece sob a máscara. Em contraste com Blowski, Cocoa apresenta uma máscara menor, que não se estende pela cabeça.

Esta merle tweed também apresenta máscara Lócus E. Num não-merle a máscara seria preta ou vermelha, como nos cães anteriores. Em seu caso a metade superior da máscara é azul merle e a parte inferior é preta. Sua máscara não é tão extensiva quanto a de Blowski. Ela não cobre os pontos relativamente grandes de tan sobre seus olhos.